segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O PATO E A ESPONJA.

Por acaso você já observou o que acontece com os patos quando dão seus mergulhos na lagoa? Eles simplesmente não se molham. Suas penas são cobertas com uma camada de óleo, tornando a ave impermeável. Logo abaixo de sua cauda está localizada a glândula uropigial, que produz a secreção oleosa que salva o pato de sair encharcado de cada mergulho. Ele retira cuidadosamente o óleo com o bico e o espalha por todo o corpo. Se você lavar um pato com detergente, ele se afogará no primeiro mergulho. Mas o pato não é a única ave privilegiada com esta proteção. Praticamente metade das aves possuem a tal glândula uropigial. Ao liderar pessoas difíceis é fundamental desenvolver um mecanismo de proteção parecido com o do pato. De alguma maneira, é preciso que fiquemos impermeáveis. O grande erro é deixar que o temperamento difícil de uma pessoa se torne referência para você e para todos ao redor.
Se alguém fala alto demais em seu ambiente de trabalho, não vai demorar para que todos comecem a se comunicar aos berros. Será a vitória do erro. É preciso que aprendamos a nos tornar um pouco surdos, mantendo um jeito sereno de falar. Impermeáveis. O silêncio falará mais alto que os gritos e a serenidade será a referência determinante para aquele ambiente. O problema é que, além de não sermos patos, às vezes nos comportamos como verdadeiras esponjas. Temos a trágica capacidade de absorver tudo. Se alguém vomita num lugar público, logo buscamos um balde d’água para limpar o lugar. Por que não fazemos o mesmo com as pessoas que vomitam mau humor, inveja e raiva? Absorver estes sentimentos como uma esponja é tão asqueroso e prejudicial quanto absorver o vômito alheio.
Se pensássemos desta maneira, não ficaríamos com tanta facilidade nos remoendo em ressentimentos. Prestou atenção nesta palavra? Vou repetir: “re-sentimento”. Isso mesmo! É sentir de novo o que já fez mal da primeira vez. Recebemos uma ofensa. Basta a dor uma vez só. Mas preferimos comentar ressentidamente com alguém, depois com outro e mais outro. Ao final do dia já “re-sentimos” a mesma dor várias vezes. Jogue um balde de água nesta sujeira. O perdão é o melhor remédio. Seja pato... não seja esponja.

Padre Joãozinho 
No livro: Como Liderar Pessoas difíceis – a arte de administrar conflitos.


domingo, 30 de outubro de 2011

O SEGREDO DO MACACO VELHO.

Entre todos estes “saberes fundamentais” existe um que está na raiz. Os líderes de sucesso são pessoas que sabem “abrir as mãos”. Sim. Parece simplório, mas é apenas isso. Abra as mãos, os braços, os ouvidos, a mente e o coração e você será bem-sucedido.
Vamos explicar este “segredo” do sucesso com um exemplo. Você sabe como se pegam macacos na África?
Amarra-se uma cumbuca em uma árvore. Nela são colocadas algumas frutinhas. O caçador fabrica a cumbuca de tal forma que a mão do macaco entre aberta, mas não saia fechada. Ao pegar as frutinhas a vítima não consegue abrir as mãos, simplesmente porque os macacos não possuem a faculdade mental da reversibilidade, ou seja, pensar para trás: “Por que estou preso? Porque fechei a mão. E por que fechei a mão? Para pegar o alimento. Opa!!! Vou abrir as mãos e escaparei do caçador”. Tão óbvio. Basta abrir
as mãos e seremos livres, vencedores. Mas agimos exatamente como o macaco novo. Fechamos as mãos em torno de nossas ideias, de nossos paradigmas, pensamentos e interesses. Acabamos prisioneiros de nós mesmos. Como diz a canção popular brasileira: “eu, caçador de mim”!
O segredo do sucesso está em abrir as mãos. Jesus revelou isso quando disse que quem quiser ganhar vai perder e quem aceitar perder vai ganhar. Os chineses já sabiam disso quando diziam que na porta da memória existe um soldado chamado desejo. Se você insistir em querer lembrar aquele nome,
dificilmente lembrará. Mas se desistir de lembrar... cedo ou tarde recordará. É o que o psiquiatra Viktor Frankl chamou de intenção paradoxal. Queira o que não quer e você alcançará.
É o que Santo Inácio de Loyola chamou de indiferença. Não é apatia. É liberdade interior. É motivação autêntica. No fundo, todos descobriram a mesma coisa. Os líderes de sucesso abrem a mão. E aí... vai continuar com a mão fechada?

Padre Joãozinho 
No livro: Como Liderar Pessoas difíceis – a arte de administrar conflitos.




sábado, 29 de outubro de 2011

Deixe o Rei ser Rei.


Uma dica para liderar pessoas difíceis encontrei no filme Anna e o Rei (Anna and the King), produção de 1999, direção de Andy Tennant e com Jodie Foster no elenco no papel de Anna Leonowens, uma viúva inglesa viúva que, em 1862, vai trabalhar como professora dos filhos do Rei Mongkut, em Bangkok, capital do Sião. O rei acaba se encantando com a formosura da professora, apesar de ela ter um temperamento forte e às vezes autoritário. Ambos mantém um relacionamento comedido que evoluiu para uma amizade sincera e verdadeira.

No meio da trama Tuptim, uma das concumbinas do rei, apaixona-se por um plebeu. Descoberta a traição seria necessário aplicar a lei: pena de morte. O tribunal condena o casal. Somente o rei poderia aplicar o indulto real. Neste momento Anna e diz ao rei publicamente que ele deveria inocentar a moça e elenca vários motivos para isso. Praticamente Anna intima o rei a tomar esta atitude. Resultado: o rei ordena que se cumpra a execução. O casal é morto conforme a determinação do tribunal.

Anna inconformada vai reclamar com o rei que lhe diz:

- “Eu já havia decidido livrá-los da morte. Tinha autoridade para isso, até você me dizer o que fazer. A partir daquele momento, se eu livrasse o casal, estaria obedecendo você e o reino ficaria sem rei. Anna: deixe o rei ser rei”.

Moral da história: Não diga à pessoa difícil o que ela deve fazer. Não tire a autoridade dela. Fala de modo que ela própria decida. Deixe o rei ser rei.


Padre Joãozinho 
No livro: Como Liderar Pessoas difíceis – a arte de administrar conflitos.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

"Cada um dá o que tem de melhor! "

" Um rico resolve presentear um pobre por seu aniversário e ironicamente manda preparar uma bandeja cheia de lixo e sujeiras. Na presença de todos, manda entregar o presente, que é recebido com alegria pelo aniversariante, que gentilmente agradece e pede que lhe aguarde um instante, pois gostaria de poder retribuir a gentileza. Então, aquele humilde senhor, vai até sua casa, joga fora o lixo, lava e desinfeta a bandeja, enche-a de flores, e devolve-a com um cartão, onde está escrito a seguinte a frase: "Cada um dá o que tem de melhor! "

- Por isso, não se entristeça com a "ignorância" das pessoas, não perca sua serenidade. A raiva faz mal à saúde, o rancor estraga sua alma e a mágoa envenena o coração. Domine suas reações emotivas... Principalmente as negativas, que não darão fruto algum.

Seja dono de si mesmo. Não jogue lenha no fogo de seu aborrecimento. Não perca sua calma. Pense, antes de falar, e não ceda à sua impulsividade!


"Guardar ressentimentos é como tomar veneno e esperar que outra pessoa morra"..





quinta-feira, 27 de outubro de 2011

9 FRASES DE DEUS PRA VOCÊ GRAVAR NA SUA MEMÓRIA!

1 - Deus não escolhe pessoas capacitadas, Ele capacita os escolhidos.'
2 - 'Um com Deus é maioria.'
3 -  Devemos orar sempre, não até Deus nos ouvir, mas até que  possamos ouvir a Deus.' 
4 -  Nada está fora do alcance da oração, exceto o que está fora da vontade de Deus.'
5 - 'O mais importante não é encontrar a pessoa certa, e sim ser a pessoa certa.' 
6 - 'Moisés gastou: 40 anos pensando que era alguém; 40 anos aprendendo que não era ninguém e 40 anos descobrindo o que Deus pode fazer com um NINGUÉM.' 
7 - 'A fé ri das impossibilidades.' 
8 - 'Não confunda a vontade de DEUS, com a permissão de DEUS. 
9 - 'Não diga a DEUS que você tem um grande problema. Mas diga ao problema que você tem um grande DEUS.' 

 
 Eu amo Deus. Ele é a fonte de minha existência, é meu Salvador.Ele me sustenta a cada dia. 
Sem Ele eu não sou nada, mas com Ele eu posso todas as coisas através de Jesus Cristo, que me fortalece. 

(Filipenses 4:13) 






quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O Preço de um cérebro.

Todos os parentes estavam juntos na sala de espera do hospital, onde um membro da família se encontrava muito doente. Finalmente o médico entrou com uma expressão cansada e sombria. "Receio que tenha más notícias" - disse ele, ao olhar para os rostos preocupados de todos os familiares. 
"A única esperança neste momento para a pessoa que amam, é um transplante de cérebro." "É um procedimento experimental muito arriscado, mas é a única esperança e, é claro, vocês terão que pagar pelo cérebro." Os familiares sentaram-se, silenciosos, enquanto assimilavam a notícia. Depois de um longo tempo, alguém perguntou: "Bem, doutor, quanto custa um cérebro?" 
O médico respondeu rapidamente: "R$5.000 para um cérebro masculino, e R$200 para um cérebro feminino." O momento tornou-se inusitado. Homens presentes na sala tentaram não sorrir, evitando contato visual com as mulheres, mas alguns deram pequenas risadinhas. 
Um homem, não conseguindo controlar sua curiosidade, fez a pergunta que todos queriam fazer: "Por quê o cérebro masculino é tão mais caro, doutor?" 
O médico sorriu pela inocência do homem e explicou para todo o grupo: 
"O preço do cérebro feminino é baixo porque ele foi realmente usado!" 

Mande isto para uma mulher inteligente que esteja precisando de umas risadas e aos homens que possam agüentar isso!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Divisão de Bens - Adão e Eva

Quando Deus criou Adão e Eva, disse aos dois:
- Tenho dois presentes para distribuir entre vocês: um é para fazer xixi em pé e...

Adão, ansiosíssimo, interrompeu, gritando:
- Eu! Eu! Eu! Eu! Eu quero, por favor...  Senhor, por favor, por favor.
Sim?
Facilitaria- me a vida substancialmente! 
Por favor! Por favor! Por favor!


Eva concordou e disse que essas coisas não tinham importância para ela. Então,Deus presenteou Adão.
 

Adão ficou maravilhado. 

Gritava de alegria, corria pelo jardim do Éden  fazendo xixi em todas as árvores. 
Correu pela praia fazendo desenhos com seu xixi na areia. 
Brincava de chafariz. 
Acendia uma fogueirinha e brincava de bombeiro... 


Deus e Eva contemplavam o homem louco de felicidade, até que Eva perguntou a Deus:
- E.. qual é o outro  presente?
 

Deus respondeu:
- Cérebro, Eva, o cérebro é seu.


 

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Deus Existe?

Alemanha, Inicio do século XX. Durante uma conferência com vários universitários, um professor da Universidade de Berlim, desafiou os seus alunos com esta pergunta:

- Deus fez tudo que existe?

Um estudante respondeu corajosamente:

- Sim, fez!

- Deus fez tudo, mesmo?

- Sim, professor. - respondeu o jovem.

- Se Deus fez todas as coisas, então Deus fez o mal, pois o mal existe, e considerando-se que nossas acções são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau.

O estudante calou-se diante de tal resposta e o professor, feliz, se vangloriava de haver provado uma vez mais que a Fé era um mito. Outro estudante levantou sua mão e disse:

- Posso lhe fazer uma pergunta, professor?

- Sem dúvida - respondeu o professor.

- Professor, o frio existe?

- Mas que pergunta é essa? Claro que existe, você por acaso nunca sentiu frio?

- Na verdade, professor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é ausência de calor. Todo corpo ou objecto pode ser estudado quando tem ou transmite energia, mas é o calor e não o frio que faz com que tal corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Criamos esse termo para descrever como nos sentimos quando nos falta o calor.

E continuou o estudante:

- E a escuridão, existe?

O professor respondeu:

- Mas é claro que sim.

- Novamente o senhor se engana, a escuridão tampouco existe. A escuridão é na verdade a ausência de luz. Podemos estudar a luz, mas a escuridão não. O prisma de Newton decompõe a luz branca nas várias cores de que se compõe, com seus diferentes comprimentos de onda. A escuridão não. Um simples raio de luz rasga as trevas e ilumina a superfície que a luz toca. Como se faz para determinar quão escuro está um determinado local do espaço? Apenas com base na quantidade de luz presente nesse local, não é mesmo? Escuridão é um termo que o homem criou para descrever o que acontece quando não há luz presente.

Finalmente, o jovem estudante perguntou ao professor:

- Diga, professor, o mal existe?

- Claro que existe. Como eu disse no início da aula, vemos roubos, crimes e violência diariamente em todas as partes do mundo, essas coisas são o mal.

- O mal não existe, professor, ou ao menos não existe por si só. O mal é simplesmente a ausência de Deus. É, como nos casos anteriores, um termo que o homem criou para descrever essa ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a Fé ou o Amor, que existem como existe a Luz e o Calor. O mal resulta de que a humanidade não tenha Deus presente em seus corações. É como o frio que surge quando não há calor, ou a escuridão que acontece quando não há luz.

O professor sentou-se.
O nome daquele jovem? Albert Einstein.

domingo, 23 de outubro de 2011

As crianças aprendem o que vivem.





Se a criança vive com aprovação,
ela aprende a gostar de si mesma
Se a criança vive com aceitação e amizade,
ela aprende a encontrar amor no mundo.
Se a criança vive com críticas, 
ela aprende a condenar
Se a criança vive com hostilidade,
ela aprende a agredir
Se a criança vive com zombarias,
ela aprende a ser tímida
Se a criança vive com humilhação,
ela aprende a se sentir culpada
Se a criança vive com tolerância,
ela aprende a ser paciente
Se a criança vive com incentivo,
ela aprende a ser confiante
Se a criança vive com elogios,
ela aprende a apreciar
Se a criança vive com retidão,
ela aprende a ser justa
Se a criança vive com segurança,
ela aprende a ter fé

sábado, 22 de outubro de 2011

A fábula do Porco- espinho.



Durante a era glacial muitos animais morriam por causa do frio.

Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente. Mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor.

Por isso, decidiram se afastar uns dos outros e voltaram a morrer congelados.

Então precisavam fazer uma escolha: ou desapareceriam da Terra ou aceitavam os espinhos dos companheiros.

Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos. Aprenderam, assim, a conviver com as pequenas feridas que a relação com uma pessoa muito próxima poderia causar, já que o mais importante era o calor do outro. E assim sobreviveram...

(Autor desconhecido)

Moral: 
O melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro e consegue admirar suas qualidades.


sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Mãe é mãe!

Ensinamentos das MÃES DE ANTIGAMENTE: 

Pra lembrar, e rir.
Coisas que nossas mães diziam e faziam... 
Era uma forma, hoje condenada pelos educadores, mas funcionou com a gente e por isso não saímos seqüestrando a namorada, calculando a morte dos pais, ajudando bandido a sequestrar a mãe, não nos aproveitamos dos outros, não pegamos o que não é nosso, nem matando os outros por ai, etc... 


Minha mãe ensinou a VALORIZAR O SORRISO...
"ME RESPONDE DE NOVO E EU TE ARREBENTO OS DENTES!"

Minha mãe me ensinou a RETIDÃO...
"EU TE AJEITO NEM QUE SEJA NA PANCADA!" 

Minha mãe me ensinou a DAR VALOR AO TRABALHO DOS OUTROS...
"SE VOCÊ E SEU IRMÃO QUEREM SE MATAR, VÃO PRA FORA. ACABEI DE LIMPAR A CASA!"

Minha mãe me ensinou a LÓGICA E HIERARQUIA... 
"PORQUE EU DIGO QUE É ASSIM! PONTO FINAL! QUEM É QUE MANDA AQUI?" 

Minha mãe me ensinou o que é MOTIVAÇÃO... "CONTINUA CHORANDO QUE EU VOU TE DAR UMA RAZÃO VERDADEIRA PARA VC CHORAR!" 

Minha mãe me ensinou a CONTRADIÇÃO... 
" FECHA A BOCA E COME!"

Minha Mãe me ensinou sobre ANTECIPAÇÃO... 
"ESPERA SÓ ATÉ SEU PAI CHEGAR EM CASA!" 

Minha Mãe me ensinou sobre PACIÊNCIA... 
"CALMA!... QUANDO CHEGARMOS EM CASA VOCÊ VAI VER SÓ..." 

Minha Mãe me ensinou a ENFRENTAR OS DESAFIOS... 
"OLHE PARA MIM! ME RESPONDA QUANDO EU TE FIZER UMA PERGUNTA!" 

Minha Mãe me ensinou sobre RACIOCÍNIO LÓGICO...
"SE VOCÊ CAIR DESSA ÁRVORE VAI QUEBRAR O PESCOÇO E EU VOU TE DAR UMA SURRA!

Minha Mãe me ensinou sobre o REINO ANIMAL... 
"SE VOCÊ NÃO COMER ESSAS VERDURAS, OS BICHOS DA SUA BARRIGA VÃO COMER VOCÊ!" 

Minha Mãe me ensinou sobre GENÉTICA... 
"VOCÊ É IGUALZINHO AO SEU PAI!"

Minha Mãe me ensinou sobre minhas RAÍZES... 
"TÁ PENSANDO QUE NASCEU DE FAMÍLIA RICA É?" 

Minha Mãe me ensinou sobre a SABEDORIA DE IDADE... 
"QUANDO VOCÊ TIVER A MINHA IDADE, VOCÊ VAI ENTENDER."

Minha Mãe me ensinou sobre JUSTIÇA... 
"UM DIA VOCÊ TERÁ SEUS FILHOS, E EU ESPERO ELES FAÇAM PRÁ VOCÊ O MESMO QUE VOCÊ FAZ PRA MIM! AÍ VOCÊ VAI VER O QUE É BOM!" 

Minha mãe me ensinou RELIGIÃO... 
"MELHOR REZAR PARA ESSA MANCHA SAIR DO TAPETE!"

Minha mãe me ensinou o BEIJO DE ESQUIMÓ...
"SE RABISCAR DE NOVO, EU ESFREGO SEU NARIZ NA PAREDE!" 

Minha mãe me ensinou CONTORCIONISMO... 
"OLHA SÓ ESSA ORELHA! QUE NOJO!"

Minha mãe me ensinou DETERMINAÇÃO...
"VAI FICAR AÍ SENTADO ATÉ COMER TODA COMIDA!"

Minha mãe me ensinou habilidades como VENTRÍLOGO...
"NÃO RESMUNGUE! CALA ESSA BOCA E ME DIGA POR QUE É QUE VOCÊ FEZ ISSO?"

Minha mãe me ensinou a SER OBJETIVO... 
"EU TE AJEITO NUMA PANCADA SÓ!" 

Minha mãe me ensinou a ESCUTAR ...
"SE VOCÊ NÃO ABAIXAR O VOLUME, EU VOU AÍ E QUEBRO ESSE RÁDIO!" 

Minha mãe me ensinou a TER GOSTO PELOS ESTUDOS... 
"SE EU FOR AÍ E VOCÊ NÃO TIVER TERMINADO ESSA LIÇÃO, VOCÊ JÁ SABE!..." 

Minha mãe me ajudou na COORDENAÇÃO MOTORA... 
"JUNTA AGORA ESSES BRINQUEDOS!! PEGA UM POR UM!!"

Minha mãe me ensinou os NÚMEROS...
"VOU CONTAR ATÉ DEZ. SE ESSE VASO NÃO APARECER VOCÊ LEVA UMA SURRA!

Brigadão, Mãe !!! 
Eu não virei bandido. 
E AGORA ATÉ A PALMADINHA ESTÁ PROBIDA.