sábado, 29 de outubro de 2011

Deixe o Rei ser Rei.


Uma dica para liderar pessoas difíceis encontrei no filme Anna e o Rei (Anna and the King), produção de 1999, direção de Andy Tennant e com Jodie Foster no elenco no papel de Anna Leonowens, uma viúva inglesa viúva que, em 1862, vai trabalhar como professora dos filhos do Rei Mongkut, em Bangkok, capital do Sião. O rei acaba se encantando com a formosura da professora, apesar de ela ter um temperamento forte e às vezes autoritário. Ambos mantém um relacionamento comedido que evoluiu para uma amizade sincera e verdadeira.

No meio da trama Tuptim, uma das concumbinas do rei, apaixona-se por um plebeu. Descoberta a traição seria necessário aplicar a lei: pena de morte. O tribunal condena o casal. Somente o rei poderia aplicar o indulto real. Neste momento Anna e diz ao rei publicamente que ele deveria inocentar a moça e elenca vários motivos para isso. Praticamente Anna intima o rei a tomar esta atitude. Resultado: o rei ordena que se cumpra a execução. O casal é morto conforme a determinação do tribunal.

Anna inconformada vai reclamar com o rei que lhe diz:

- “Eu já havia decidido livrá-los da morte. Tinha autoridade para isso, até você me dizer o que fazer. A partir daquele momento, se eu livrasse o casal, estaria obedecendo você e o reino ficaria sem rei. Anna: deixe o rei ser rei”.

Moral da história: Não diga à pessoa difícil o que ela deve fazer. Não tire a autoridade dela. Fala de modo que ela própria decida. Deixe o rei ser rei.


Padre Joãozinho 
No livro: Como Liderar Pessoas difíceis – a arte de administrar conflitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário